Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Confira a programação do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime

Todas as notícias Categorias

12/08/2022Undime

Confira a programação do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime

Saiba quem serão os palestrantes, assuntos, dias e horários de cada atividade

 

O 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação será realizado na próxima semana, de 16 a 19 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF. O evento vai reunir 1.200 participantes para debater assuntos relacionados à temática central: a efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação.

Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias de educação e convidados terão acesso a palestras, conferências, mesas redondas e à área de estandes. A programação oficial do evento estará concentrada no auditório e nos estandes. Confira:

16 de agosto, terça-feira

A partir das 14 horas os participantes poderão visitar a área de exposição onde estarão os estandes da Busca Ativa Escolar, Conviva Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Santillana, Fundação Telefônica-Vivo e UNICEF, além dos estandes das empresas credenciadas a expor no evento. Esse espaço ficará disponível até às 19 horas.

Às 15h30, no auditório, será realizado o talk show com Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo. A proposta é bater um papo sobre as conquistas, carreiras e dedicação a arte de dançar de ambos e de como ocorreu o encontro artístico entre os dois. Eles vão falar sobre as experiências de cada um em liderança, gestão e auto superação, onde a parceria, o humor, e o bem-estar são fatores importantes para o sucesso na vida profissional.

Às 16h30 será realizada a abertura oficial do Fórum. E às 18h haverá a conferência sobre "Duzentos anos de Independência do Brasil: o que ainda temos de conquistar na educação pública?" com o jornalista e escritor Antônio Gois. A mediação será realizada pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.

17 de agosto, quarta-feira

A área dos estandes ficará aberta para visitação ao longo de todo o dia, das 8h às 18h. Às 8 horas haverá apresentação cultural para iniciar a manhã de maneira leve e bem animada! Às 8h30 será realizada a mesa-redonda "O acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais" cujo convidado é o escritor e especialista em Comunicação Verbal e Não Verbal, Eduardo Shinyashiki. Quem vai coordenar essa mesa-redonda é a presidente da Undime Região Norte e Undime/TO, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, Dirigente Municipal de Educação de Piraquê/TO.

Às 9h30, o educador e antropólogo José Francisco Pacheco vai ministrar a palestra "Paradigmas e utopias da educação brasileira e da educação internacional na contemporaneidade". A condução será do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia.

Às 11h será realizada a mesa-redonda sobre políticas e programas do governo federal para garantir a qualidade da educação. Participam representantes das secretarias de Educação Básica, Alfabetização e Modalidades Especializadas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A coordenação será da presidente da Undime/PA, Claudia Seabra, Dirigente Municipal de Educação de Castanhal/PA.

À tarde, as atividades têm início às 14 horas, com a mesa-redonda "Critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades para recebimento do VAAR" com participação de Thiago Alves, da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca); Antônio Correa Neto, coordenador-geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição de Arrecadação do Salário-Educação (FNDE); e Alessio Costa Lima, vice-presidente da Undime.

Às 15 horas, o assunto será o uso das tecnologias na educação. E estão confirmados Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic); Gabriel Maia Salgado, coordenador de projetos na área de educação no Instituto Alana; e Américo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo. A mediação será da jornalista da Globo Brasília, Marília Marques.

Às 16h30, o debate será sobre formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais, com Guilherme Ary Plonski, Diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP); Romualdo Portela, Presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, presidente da Undime.

Às 17h30 os participantes poderão assistir à mesa-redonda "Unidade na multiplicidade: do Manifesto dos Pioneiros ao Sistema Nacional de Educação" com Geraldo Grossi Junior, professor da educação básica da rede estadual de Mato Grosso e técnico do Conselho Estadual de Educação e Naomar Almeida Filho, titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica (IEA/USP).

18 de agosto, quinta-feira

Assim como no dia anterior, a visita à área de estandes e às salas de atendimento governamental do MEC e FNDE ficará disponível de 8h às 18h.

Às 8 horas haverá apresentação cultural para iniciar a manhã de maneira leve e descontraída! Às 8h30 as atividades começam com a mesa-redonda sobre Educação Empreendedora. Estão confirmados para esse debate: um representante do Sebrae; Alexandre Guilherme, diretor substituto de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação do Ministério da Educação; e Cláudio Furtado, Secretário de Estado da Educação da Paraíba, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A mediação será da presidente da Undime/CE, Luiza Aurélia Teixeira, Dirigente Municipal de Educação de Crateús/CE.

Na sequência, às 9h30, vamos falar sobre o brincar e o cuidar dos nossos bebês e crianças com Vital Didonet, especialista em educação infantil; Rita Coelho, socióloga e membro do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib); e Beatriz Abuchaim, gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Patrícia Lueders, Dirigente Municipal de Educação de Blumenau/SC, presidente da Unidme Região Sul e Undime/SC vai mediar o debate.

Às 11h a pauta será sobre diferentes diferenças na educação pública municipal. Vamos falar sobre Educação Especial (Liliane Garcez, especialista em políticas públicas educacionais na perspectiva da inclusão); Educação de Jovens e Adultos (André Lázaro, diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana); Educação do Campo (Clarice Santos, membro da Coordenação do Fórum Nacional de Educação do Campo - FONEC); Educação Escolar Indígena (Rita Gomes do Nascimento, diretora da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais-Flacso); e Educação Quilombola (Antônio João Mendes, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negra Quilombolas - Conaq). A condução será de Raimundo Pereira Gonçalves Filho, Dirigente Municipal de Educação de Itaparica/BA e presidente da Undime/BA.

À tarde, às 14 horas, será realizada a mesa-redonda "Avaliação diagnóstica e a oferta de atividades de recomposição/recuperação de aprendizagem" com Katia Smole, diretora do Instituto Reúna; Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social; e Myrian Caldeira Sartori, diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do Ministério da Educação. Josevanda Franco, Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/SE e presidente Undime/SE ficará na mediação.

Logo depois, às 15 horas, vamos conversar sobre a alfabetização de crianças na educação infantil e no ensino fundamental. Participam: Telma Ferraz Leal, membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE); Anita Stefani, gerente de Articulação do Instituto Natura; e Daniela Montuani, vice-diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Márcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR e presidente Undime/PR fará a mediação.

Às 16h30 o assunto em pauta será os desafios dos anos finais do ensino fundamental para a garantia da aprendizagem. Estão confirmados: Barbara Panseri, coordenadora de impacto da Fundação Lemann; Anna Helena Altenfelder, presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec); e Leuzinete Pereira da Silva, Secretária de Estado da Educação do Maranhão, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A presidente da Undime São Paulo, Márcia Aparecida Bernardes, Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã/SP vai conduzir a mesa-redonda.

Às 17h30 será realizada a Conferência: Desafios e demandas para o Plano Nacional de Educação (2024/34) com participação de Ítalo Francisco Curcio, membro titular do Fórum Nacional de Educação (FNE); e Walisson Maurício de Pinho Araujo, secretário executivo do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). A mediação será de Alessio Costa Lima, vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE.

O dia se encerra com o lançamento do livro da Fundação Santillana intitulado "Direção para os novos espaços e tempos da escola", organizado por Roberta Panico e Tereza Perez. A atração está marcada para 18h30.

19 de agosto, sexta-feira

Como este será o último dia do Fórum, a visita à área de estandes e às salas de atendimento governamental do MEC e FNDE poderá ser realizada de 8h às 13h.

Às 8h30 haverá a mesa-redonda sobre as plataformas de gestão da Undime e parceiros: Busca Ativa Escolar e Conviva Educação com participação de Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime; Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social; e um representante do Unicef.

Logo depois, às 9h30, será apresentado o relatório com os resultados da 8ª onda da pesquisa sobre oferta da educação na pandemia com participação do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia; Patrícia Mota Guedes, gerente de desenvolvimento do Itaú Social; e um representante do Unicef.

Às 10h30 os participantes vão assistir à palestra sobre o relatório da comissão internacional sobre os futuros da educação. Participam Rebeca Otero, coordenadora de Educação da Unesco no Brasil; e Eduardo Ferreira da Silva, presidente da Undime Região Centro-Oeste e Undime Mato Grosso, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/MT.

O Fórum se encerra com a plenária de alterações estatutárias e leitura e aprovação da Carta do evento, marcada para 11h, com as principais impressões e reinvindicações dos gestores, a partir dos debates realizados ao longo dos quatro dias.

Mais informações: https://forumnacionalundime2022.com.br/

Fonte: Undime


Parceria institucional