Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Abertas as inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Todas as notícias Categorias

23/02/2021Undime

Abertas as inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Saiba mais sobre a iniciativa que mobiliza professores(as), estudantes e escolas

 

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições e adesões à 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. O concurso, uma iniciativa do Itaú Social e Ministério da Educação, com coordenação técnica do CENPEC, e com parceria da Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Consed e Undime, reconhece o trabalho de professores(as) e estudantes de escolas públicas de todo o país e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

A embaixadora desta edição é a professora, poetisa, ficcionista e mãe, Geni Guimarães, autora de livros de poemas e contos infantis, recebeu a “faixa” da escritora Conceição Evaristo, homenageada da edição anterior da Olimpíada. Geni teve seu primeiro livro lançado em 1979. Em 1981, publicou dois contos no número 4 de Cadernos Negros, assim como seu segundo livro de poesia, fortemente marcado pelos tons de protesto e de afirmação identitária.

A obra e a vida de Geni Guimarães serão exploradas durante todo o processo da Olimpíada. A homenageada se disse agradecida por essa oportunidade ímpar, por ser homenageada por todos e por ela sobretudo por receber o título das mãos da amiga Conceição Evaristo.

“Essa homenagem prestada a nós, mulheres negras, com um pouquinho mais de idade, é muito boa porque estamos trazendo as nossas imagens literárias para todas as mulheres negras e, com isso, tem surgido várias na literatura. A gente está sendo exemplo e eu digo isso sem nenhum constrangimento […]  nós começamos e eles [homens e mulheres] nos continuam”, comemora. 

Podem participar da Olimpíada professores e professoras de língua portuguesa da rede pública de todo Brasil e seus estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio nas seguintes categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo e Opinião.

Para que os docentes das redes estaduais e municipais possam participar é necessário que as secretaria dos estados e municípios façam a adesão  à 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. As inscrições e adesões vão até o dia 30 de abril e são realizadas gratuita e exclusivamente pela internet, no portal Escrevendo o Futuro. 

Clique aqui e saiba como fazer a inscrição e adesão.

O regulamento completo, mapa de inscrições e todas as informações estão disponíveis no portal www.escrevendoofuturo.org.br/

Assista à cerimônia de lançamento da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa: https://www.youtube.com/watch?v=V4QngryaU5Y

 

Fonte: Undime com informações da Olimpíada de Língua Portuguesa

 


Parceria institucional