Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Maranhão debate o protagonismo do Dirigente Municipal de Educação frente aos desafios da educação pública em Fórum Extraordinário

Todas as notícias Categorias

27/06/2022Undime

Undime Maranhão debate o protagonismo do Dirigente Municipal de Educação frente aos desafios da educação pública em Fórum Extraordinário

Evento aconteceu nos dias 23 e 24 de junho, em São Luís

A Undime Maranhão realizou na última semana o Fórum Extraordinário da Seccional a partir do tema "O Dirigente Municipal de Educação e o seu protagonismo frente aos desafios da educação pública". O evento reuniu Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias de educação e educadores de municípios de todo o estado, na capital São Luís.

O Fórum aconteceu nos dias 23 e 24 de junho e contou com diferentes espaços, entre eles, auditório com palestras, ambiente com estandes e mesas de atendimentos institucionais das iniciativas Busca Ativa Escolar, Programa Brasil na Escola, Base Nacional Comum Curricular, Censo Escolar, Educação Conectada, Conviva Educação, Simec/PAR e Programa Volta ao Novo.

O presidente da Undime Pernambuco, Natanael José da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria/PE, representou o presidente nacional da Undime, na abertura do evento. Também estiveram na cerimônia de abertura, o governador em exercício do Maranhão, Paulo Velten, e a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira.

Na sexta-feira (24), o vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretma/CE, participou do evento e ministrou palestra sobre dois assuntos importantes para o cenário da educação no país: Sistema Nacional de Educação e o Novo Fundeb e as formas de complementação (VAAF, VAAT e VAAR).

Também estiveram no Fórum os presidentes da Undime/RN, Joária Vieira, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Rio do Fogo/RN; Undime/PI, Erica Graziela de Melo, DME de Domingos Mourão/PI; Undime/CE, Luiza Aurélia Teixeira, DME de Crateus/CE; e a assessora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista.

Para o anfitrião e presidente da Undime/MA, Marcony Pinheiro, Dirigente Municipal de Educação de Poção de Pedras/MA, o Fórum foi um momento de grande aprendizado para todos os participantes. “Muitos dirigentes municipais de educação são novos e o Fórum foi um espaço importante, de onde eles puderam levar conhecimento e informação sobre vários assuntos, como por exemplo, o protagonismo da ação do dirigente, obras inacabadas, regime de colaboração, alfabetização na idade certa, recomposição da aprendizagem etc. Apesar de poucos recursos financeiros, todos estavam abertos a conhecer o novo”, destacou ele ao lembrar ainda que o evento celebrou os tradicionais festejos juninos característicos desta época do ano.

A programação do Fórum abordou vários assuntos, entre eles, o Fundeb e aspectos como ação, execução, legislação e os precatórios; regime de colaboração; PDDE Interativo, obras do PAR e captação de recursos. Além disso, contou com palestrantes como o Dirigente Municipal de Educação de Sobral/CE, Francisco Herbert Vasconcelos, que compartilhou com os participantes a experiência do município cearense e falou sobre os desafios da educação pública de qualidade; e o bailarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus que falou sobre estratégias para engajamento em sala de aula e aprendizagem efetiva.

Fonte: Undime
Fotos: Undime/MA


Parceria institucional