Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Programa Compromisso com a Educação: estão abertas as inscrições em curso para gestores municipais

Todas as notícias Categorias

05/07/2021Undime

Programa Compromisso com a Educação: estão abertas as inscrições em curso para gestores municipais

Formação oferecida pelo Todos Pela Educação visa apoiar gestores para a melhoria do Ensino Básico no país no contexto desafiador da pandemia

 

A fim de apoiar os gestores municipais de todo o Brasil nas tomadas de decisão relacionadas às políticas educacionais, estão abertas  as inscrições no Programa Compromisso com a Educação, uma iniciativa do Todos Pela Educação em prol da valorização do Ensino Básico no país. Gestores municipais podem garantir gratuitamente sua participação no "Curso Educação Já Municípios", construído com o apoio da FGV DGPE, FGV In Company e da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto. Aqueles que completarem todas as etapas serão contemplados com o “Selo Compromisso com a Educação”. Inscrições abertas até 2 de agosto. Participe!

O "Curso Educação Já Municípios" visa capacitar os gestores municipais em relação a pautas prioritárias para a Educação brasileira no período de 2021 a 2024. A formação oferece subsídios técnicos para a construção de um plano de reabertura das escolas, em paralelo à estruturação de um sistema educacional de qualidade no município, por meio de uma visão sistêmica e de longo prazo. Além disso, apresentará insumos que auxiliarão os gestores a organizarem um plano de trabalho para as Secretarias de Educação. Por fim, espera-se possibilitar um ambiente de troca de experiências entre gestores da educação básica de diferentes municípios brasileiros.

Estrutura do curso
A formação tem duração total de 30 (trinta) horas, disponíveis online, no modelo assíncrono, ou seja, que acontece sem a necessidade de uma interação em tempo real, o que permite que as aulas sejam acompanhadas independentemente do horário ou local. Para o cumprimento da carga horária há um conjunto de atividades divididas entre videoaulas, leituras obrigatórias e exercícios de fixação. Cada módulo apresentará leituras e conteúdos complementares não obrigatórios para aprofundamento.

O Programa
O Programa Compromisso com a Educação está organizado em três fases. A primeira celebra parceria entre o Todos Pela Educação e fundações partidárias e entidades municipalistas para levar o projeto e a formação a diversos municípios do país.

A segunda consiste na assinatura de uma carta compromisso para marcar o comprometimento da gestão municipal com a Educação. Nesta etapa, um gestor municipal ligado à Secretaria de Educação poderá iniciar o Curso Educação Já Municípios.

Por fim, na terceira e última fase de encerramento, os municípios inscritos que tiverem assinado a carta compromisso e cujo gestor tenha concluído a formação serão contemplados com o “Selo Compromisso com a Educação”.

Para se inscrever, basta preencher o formulário que já está disponível: compromisso-com-a-educacao.todospelaeducacao.org.br   


Serviço:

Programa Compromisso com a Educação
Curso Educação Já Municípios
Quando: inscrições abertas e gratuitas de 29/06 a 02/08
Duração: 30 (trinta) horas, disponíveis online
Quem pode se inscrever: gestores municipais da Educação de cidades com até 550 mil habitantes

 

Sobre o Todos pela Educação
Todos pela Educação é uma organização sem fins lucrativos, não governamental e sem ligação com partidos políticos, que trabalha para assegurar o direito à Educação Básica de qualidade para todos os brasileiros. Para mais informações acesse https://todospelaeducacao.org.br 

 

Fonte: Todos Pela Educação


Parceria institucional