Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Prorrogado o prazo de inscrições ao concurso de vídeos sobre a Lei Maria da Penha

Todas as notícias Categorias

21/12/2021Undime

Prorrogado o prazo de inscrições ao concurso de vídeos sobre a Lei Maria da Penha

Concurso promove o debate e estimula o conhecimento sobre a Lei e os mecanismos de assistência e de denúncias existentes contra violência doméstica; inscrições até 18 de fevereiro de 2022

Foi prorrogado até 18 de fevereiro o prazo de inscrições para a 8ª edição do Concurso de Vídeos Lei Maria da Penha, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceira com o Banco Mundial e o Facebook. O objetivo do concurso é incentivar o debate sobre a violência contra a mulher entre jovens de diferentes comunidades e grupos sociais. As inscrições agora podem ser feitas até o dia dia 18 de fevereiro. O tema desta edição é “15 anos da Lei Maria da Penha: como a educação pode ajudar a prevenir violências contra as mulheres?”, em alusão ao 15º aniversário da Lei 11.340/2006 e à Lei 14.164/2021, que cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.

O concurso promove o debate e estimula o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de assistência e de denúncias existentes contra violência doméstica, além de impulsionar a reflexão crítica entre jovens estudantes sobre prevenção e combate à violência contra a mulher.

Como participar - Podem inscrever vídeos curtos (reels) alunos e alunas de escolas públicas e privadas na faixa etária entre 14 e 18 anos, devidamente matriculados em qualquer instituição de ensino médio, pública ou privada, de todo o País.

Para se inscrever, os alunos deverão produzir vídeos em formato reels com o tema “15 anos da Lei Maria da Penha: como a educação pode ajudar a prevenir violências contra as mulheres?”. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento de formulário específico e upload do vídeo.

Seleção - Numa primeira etapa, uma comissão especial fará a seleção inicial dos melhores trabalhos e escolherá cinco vídeos finalistas por região, num total de 25 trabalhos, a partir dos critérios previstos no regulamento. Depois, em votação pela Internet, serão escolhidos os vídeos vencedores de cada região do Brasil, num total de cinco (regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste).

Os prêmios, a serem oferecidos pelos parceiros do projeto, consistem em um kit de equipamentos de produção de conteúdo, incluindo produtos tecnológicos para o(a) aluno(a) premiado(a) e para cada professor(a) orientador(a); um troféu e um diploma de menção honrosa para o(a) aluno(a) premiado(a) e para cada professor(a) orientador(a).

A votação popular está prevista para a primeira quinzena de abril de 2022. O resultado será divulgado em 15 de abril e a cerimônia de premiação está agendada para o dia 27 de abril de 2022, na Câmara dos Deputados, com transmissão ao vivo pelo canal YouTube da Câmara dos Deputados.

Para efetuar a inscrição é preciso preencher dados e fazer upload do vídeo no link https://bit.ly/3Czu3EX é importante ler o edital para conhecer todas as orientações sobre o concurso. Para mais informações, é possível enviar e-mail para concursoleimariadapenha@gmail.com ou fazer contato pelos telefones (61) 3215-8814, 3215-8815 ou 3215-8819.

 

CRONOGRAMA ATUALIZADO - CONCURSO DE VÍDEOS: LEI MARIA DA PENHA

Inscrições dos vídeos

Até 18 de fevereiro de 2022

Análise e divulgação do deferimento / indeferimento das inscrições

De 21 a 25 de fevereiro de 2022

Período de apresentação de recursos de reconsideração do resultado do deferimento / indeferimento das inscrições

De 4 a 10 de março de 2022

Divulgação da análise dos recursos e da nova relação das inscrições deferidas e indeferidas

Dia 11 de março de 2022

Período de análise dos vídeos pela Comissão Especial de Licitação

De 14 a 28 de março de 2022

Divulgação dos vídeos selecionados pela Comissão Especial de Licitação

Dia 30 de março de 2022

Votação Popular

De 1º de abril até 14 de abril de 2022

Divulgação do Resultado Final

Dia 15 de abril de 2022

Premiação

Dia 27 de abril de 2022

 

Fonte: Câmara dos Deputados

https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/noticias/prorrogado-o-prazo-de-inscricoes-ao-concurso-de-videos-sobre-a-lei-maria-da-penha


Parceria institucional