Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Inep regionaliza análises do Censo Escolar 2019 por unidades da Federação

Todas as notícias Categorias

01/06/2020Undime

Inep regionaliza análises do Censo Escolar 2019 por unidades da Federação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu mais um passo na disseminação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2019. A equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) regionalizou os resumos técnicos do Censo Escolar e divulgou um conjunto de publicações, com foco em cada uma das 27 unidades da Federação. Os resumos técnicos estaduais trazem o panorama atual da educação básica para cada estado e Distrito Federal.

Os resumos são organizados em seções, que apresentam os quantitativos e as características das principais estatísticas do censo (matrículas, docentes, gestores e escolas). Os dados estão distribuídos para as diferentes etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), ensino médio, educação profissional e educação de jovens e adultos.

O conjunto de publicações traz ainda os novos aspectos da infraestrutura escolar que foram levantados durante a coleta em 2019, como recursos acessíveis disponíveis nas unidades de ensino e informações sobre os gestores. Essas novas informações são fruto do projeto de revisão dos formulários da pesquisa conduzido pela Coordenação-Geral do Censo Escolar da Educação Básica (CGCEB).

A disseminação de conteúdo orientado para os contextos estaduais atende ao interesse dos coordenadores estaduais do Censo Escolar, identificado pela equipe técnica da Deed em levantamento on-line sobre a demanda por produtos de informação. Os resumos técnicos estaduais visam ainda a atender à demanda de cidadãos, pesquisadores, acadêmicos e demais entidades e órgãos interessados nas estatísticas educacionais.

Censo Escolar - Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. O Inep coordena e realiza o levantamento anual em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Consulte os Resumos Técnicos Estaduais do Censo Escolar 2019

Veja outros resultados do Censo Escolar

Fonte/ Foto: Inep

https://bit.ly/3cmlyA9 


Parceria institucional