Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Com presença do ministro da Educação, Fórum da Undime Região Sul reúne dirigentes do Sul do país para debater a gestão educacional em tempos de mudança

Todas as notícias Categorias

04/05/2022Undime

Com presença do ministro da Educação, Fórum da Undime Região Sul reúne dirigentes do Sul do país para debater a gestão educacional em tempos de mudança

Novo programa voltado à educação infantil será anunciado no evento, que acontece em Florianópolis, nos dias 5 e 6 de maio, com participação de personalidades da educação nacional e representantes do MEC, FNDE, MPSC e TCE/SC

 

 

O 6° Fórum Estadual Undime/SC e Região Sul ocorre nos dias 5 e 6 de maio, em Florianópolis, com participação do ministro da Educação, Victor Godoy, que fará o anúncio de um programa inédito voltado à educação infantil. Reunindo mais de 750 participantes, entre dirigentes municipais de educação, técnicos de secretarias e demais educadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o fórum promoverá diálogos sobre assuntos pertinentes ao cenário educacional, como Gestão Democrática (eleição de diretores), Fundeb e piso do magistério.

O primeiro grande evento presencial promovido pela Undime/SC, em parceria com as demais seccionais da Região Sul, desde o início da pandemia da covid-19, tem como eixo central “Educação em Tempos de Transição” e representa uma oportunidade de reintegração. “O evento será um momento simbólico tanto para a Undime quanto para o Sul do país. Estivemos sempre em concordância com as normativas sanitárias e em regime de colaboração com os órgãos fiscalizadores para atenuar os efeitos da pandemia na Educação, e colhemos bons resultados. Chegou o momento que tanto aguardamos, de podermos reunir novamente as equipes de secretarias e escolas de todos os três estados, para o avanço da educação pública”, afirma a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, Dirigente Municipal de Educação de Blumenau/SC.

Programação terá MEC, FNDE, MPSC, TCE/SC e especialistas de renome no cenário educacional

Fenômeno nas redes sociais, com vídeos que já alcançam a marca de mais de 150 milhões de visualizações e mais de 2 milhões de seguidores, o professor, escritor e psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, trabalhará a temática “Inteligência emocional e como utilizá-la na liderança” na palestra de abertura do evento, prevista para às 10h30. Em seguida, às 14h, acontece a mesa temática com especialistas em programas e ferramentas do MEC, como PDDE Interativo, PAR, PNLD, Educação Conectada e Sistema Presença.

Tratando da “Meta 19: Gestão Democrática (Eleição de Diretores)”, às 17h30, o fórum terá participação do coordenador do Centro de Apoio da Infância e Juventude (CIJ) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, e do conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Gerson Sicca, membro do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB). 

Já no segundo dia de evento, “O Fundeb e o piso do magistério: olhares sobre o financiamento da educação municipal” será tema de palestra ministrada pela consultora em Educação, Mariza Abreu, às 8h30. A programação do fórum conta, ainda, com palestras sobre avaliação pedagógica no contexto "pós" pandemia e os desafios do DME e o papel da Undime.

Além de palestras, o evento terá uma feira com mais de 20 expositores trazendo soluções voltadas à área educacional. Serão realizados, também, atendimentos individualizados aos municípios com representantes do MEC, FNDE e Undime especializados nos programas PDDE Interativo, PAR, PNE, PNLD, Obras, Prestação de Contas, Conviva Educação e Busca Ativa Escolar.

>>> Acesse aqui a programação completa.

6° Fórum Estadual da Undime/SC e Região Sul
Data: 5 e 6 de maio de 2022
Local: Oceania Convention Center – Ingleses – Florianópolis/SC
Fonte p/ entrevista: Patrícia Lueders - Presidente da Undime/SC
Contato para imprensa: Bruna Carvalho Madeira - Assessora de Comunicação  Undime/SC  (48) 98423-1238

Fonte: Undime Santa Catarina


Parceria institucional