Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Aberto período de conferência dos dados do censo 2021

Todas as notícias Categorias

04/10/2021Undime

Aberto período de conferência dos dados do censo 2021

Inep realizará live no dia 7, para orientar gestores de ensino sobre período de conferência de dados. Sistema Educacenso ficará disponível até 22 de outubro 

O Sistema Educacenso está aberto para conferência, confirmação e retificação dos dados declarados ao Censo Escolar 2021. A plataforma ficará disponível para os gestores das escolas e redes de ensino verificarem as informações até o dia 22 de outubro. Os dados preliminares referentes à etapa Matrícula Inicial estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Caso as escolas tenham dados que não foram informados no período da coleta de Matrícula Inicial, também poderão complementar essas informações no Sistema Educacenso, desde que tenham como base a data de referência do Censo Escolar 2021 (26/5/2021), conforme Portaria n.º 264/2007.

Live – Na próxima quinta-feira, 7 de outubro, o Inep realizará uma live para orientar os gestores das escolas e redes de ensino sobre o período de conferência. Também responderá a perguntas que foram enviadas para o Instituto até o dia 29 de setembro. A transmissão da live será a partir das 15h, no canal do Inep no YouTube.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O Censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

O Censo Escolar também subsidia a produção de um conjunto amplo de indicadores, que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Acesse o canal do Inep no YouTube

Acesse o Sistema Educacenso

Saiba mais sobre o Censo Escolar

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/aberto-periodo-de-conferencia-dos-dados-do-censo-2021 


Parceria institucional