Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Capes realiza seminário sobre Pibid e Residência Pedagógica

Todas as notícias Categorias

07/03/2022Undime

Capes realiza seminário sobre Pibid e Residência Pedagógica

O evento é voltado às instituições interessadas em participar dos programas

(Foto: iStock/Sommart)

Um seminário nacional sobre os Programas Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP) acontecerá esta semana, nos dias 8 e 9 de março. O encontro, virtual, tem como público-alvo instituições interessadas em participar das ações e será transmitido pelo canal da Capes no YouTube. A participação não exige inscrição prévia.

A apresentação vai tratar dos novos editais, apresentar as perspectivas para os certames e debater o contexto da formação de professores, a partir do qual serão planejados os novos projetos Pibid e RP. Além disso, os participantes da edição atual irão compartilhar experiências formativas dos programas. O seminário dá continuidade às atividades iniciadas com webconferências que reuniram os coordenadores institucionais dos dois programas, nos dias 16 e 17 de fevereiro.

O Pibid é uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), e oferece aos alunos da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, no contexto em que estão inseridas.

O Residência Pedagógica é parte da mesma política do MEC, criado para induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Nele o licenciando inicia sua imersão na escola de educação básica, na segunda metade do seu curso.

O encontro, virtual, tem como público-alvo instituições interessadas em participar das ações e será transmitido pelo canal da Capes no YouTube - dia 8, das 9h30 às 17h e dia 9, das 9h30 às 16h. A participação não exige inscrição prévia.

Confira aqui a programação completa.

Para acompanhar, acesse:

Link da transmissão do dia 08/03: https://youtu.be/qn3P9ClQuVY 
Link da transmissão do dia 09/03: https://youtu.be/qUCiPy6Oh1A 

Fonte: Capes

https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-realiza-seminario-sobre-pibid-e-residencia-pedagogica 


Parceria institucional