Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Conape 2022 será de 15 a 17 de julho, em Natal/RN

Todas as notícias Categorias

07/07/2022Undime

Conape 2022 será de 15 a 17 de julho, em Natal/RN

Inscrições ainda estão abertas e devem ser realizadas no site oficial da Conferência

A Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) é promovida pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), uma articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, que pauta a luta pela educação pública, inclusiva e de qualidade social. A 2ª edição da Conape será realizada nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2022, no Centro de Convenções de Natal/RN.

O tema da Conferência é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, e como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Durante os três dias de evento serão discutidos assuntos como Plano Nacional de Educação; Sistema Nacional de Educação; direitos humanos e diversidade; valorização dos profissionais da educação; gestão democrática e financiamento da educação, entre outros. A partir do tema central do Fórum, são seis eixos de discussões.

Além das atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos, serão realizadas as Plenárias de Eixos a partir do documento Base da Conape, sessões de debates das comunicações orais, que é a apresentação de trabalhos acadêmicos e, no último dia, 17 de julho, será realizada a grande plenária da Conape que deliberará sobre o documento final e moções da Conferência. Haverá ainda, ao longo da programação, apresentações culturais, estandes, feira de economia solidária, alimentação e artesanato; e exposição sobre o centenário de Paulo Freire.

Confira aqui a programação completa.

Como participar?

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial da Conape em duas modalidades:

- como delegado(a): somente participantes das etapas preparatórias da Conape são considerados delegados. Neste caso, a inscrição só é possível mediante senha oferecida pela Coordenação Estadual do Fórum.

- como observador(a): qualquer pessoa interessada em acompanhar as discussões

Confira abaixo os documentos referentes à II Conape:
Caderno Virtual Conape 2022
Regimento da Etapa Nacional - Conape 2022
Documento de Referência


Saiba mais em https://fnpe.com.br/conape2022/ 

Fonte: Undime


Parceria institucional