Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de webinário sobre formação de gestores de escolas públicas da Região Nordeste a respeito do Programa Dinheiro Direto na Escola

Todas as notícias Categorias

07/10/2021Undime

Undime participa de webinário sobre formação de gestores de escolas públicas da Região Nordeste a respeito do Programa Dinheiro Direto na Escola

Evento faz parte de uma série de ações que serão desenvolvidas pelo Cecampe Nordeste, via UFPB, para formação de gestores escolares, conselheiros escolares e membros das Unidades Executoras

(Imagem: reprodução Youtube)

Teve início nesta terça-feira (7) o I Webinário de Formação de Gestores de Escolas Públicas da Região Nordeste, com a temática “A Gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na Região Nordeste: Qualificando a Educação Pública - Superando Desafios”.

Esta é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe) Nordeste, realizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Undime e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

Na ocasião, a Undime esteve representada pelo professor Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Palhano/ CE e presidente da Undime Região Nordeste, que ressaltou a importância desta ação para o fortalecimento do regime de colaboração, de forma a propiciar a capacitação do maior quantitativo de gestores para fins de otimização dos programas federais do FNDE no âmbito dos municípios e das escolas.

O webinário faz parte de uma série de ações que serão desenvolvidas pelo Cecampe-NE, via UFPB, para formação de gestores escolares, conselheiros escolares, membros das Unidades Executoras (UEx), com vistas a melhoria da execução do PDDE, bem como gestores estaduais e municipais e equipes técnicas para o aperfeiçoamento de programas como Programa Caminho da Escola e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

No caso da região nordeste, o Cecampe-NE desenvolve ações em todos os estados, atendendo aos 1.794 municípios e mais de 50 mil unidades educativas. Para o alcance do conjunto das unidades de ensino, foram definidos 30 polos, situados nos estados, que atuam articulados com a equipe Cecampe, central, da UFPB.

O trabalho desenvolvido no âmbito de cada estado, conta com o apoio de pesquisadores (professores, doutorandos, mestrandos, graduandos) selecionados via Edital Público no ano de 2021. Sendo assim, em cada estado, o Cecampe Nordeste dispõe de uma equipe formada por coordenadores estaduais, profissionais de apoio e tutores, que atuarão nos cursos de formação a distância com tutoria.

A abertura do segundo dia de evento será às 7h30 e o encerramento às 11h30. Às 8h, haverá uma conferência para discutir o PDDE como estratégia de financiamento e gestão democrática da educação. Às 9h30 o debate será a respeito das práticas inovadoras e dificuldades na gestão dos recursos do programa e ações integradas.

Fonte: Undime


Parceria institucional