Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Publicados informes do PNLD sobre livros em formato acessível e doação de livros no PDDE Interativo/Simec

Todas as notícias Categorias

12/04/2022Undime

Publicados informes do PNLD sobre livros em formato acessível e doação de livros no PDDE Interativo/Simec

Comunicados estão disponíveis na página do FNDE

(Foto: Saulo Cardoso, Ascom FNDE)

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou recentemente os Informes 11, 12 e 13 de 2022, relacionados ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Confira abaixo os detalhes:

Livros do PNLD em formato acessível - Braille e EPUB

O FNDE disponibiliza livros acessíveis em braille e em formato EPUB para estudantes cegos, com baixa visão e surdocegueira. O material em EPUB permite a ampliação dos caracteres, a audição do conteúdo do livro e o uso de contraste para leitura, podendo atender também estudantes com deficiência física, deficiência motora e dislexia. Os livros em braille são distribuídos pelos Correios para estudantes e professores cegos e com baixa visão do ensino fundamental de acordo com as informações registradas pelas escolas no Censo Escolar.

A ferramenta "Remanejamento", disponível no Sistema PDDE Interativo/Simec, está aberta para ofertas e demandas de livros em braille dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Assim, as escolas que possuem sobra destes livros podem ofertá-los no sistema, e aquelas escolas que possuem falta desse recurso podem demandá-los.

Para ofertar ou demandar livros em braille dos anos iniciais, indique no sistema o Programa PNLD 2019 – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (PNLD).

Para ofertar ou demandar livros em braille dos anos finais, indique no sistema o Programa PNLD 2020 – Acessibilidade (PNLD).

Está prevista para o mês de abril a abertura da reserva técnica dos livros em braille do ensino fundamental.

Os livros em EPUB devem ser solicitados no sistema PDDE Interativo/Simec. Estão disponíveis em EPUB os livros do PNLD 2019 (anos iniciais do ensino fundamental), PNLD 2020 (anos finais do ensino fundamental) e do PNLD 2018 (ensino médio).

Clique aqui e acesse o Informe 11/2022
Clique aqui e acesse o Informe 13/2022

Doação de livros disponível no PDDE Interativo/Simec

Está disponível no sistema PDDE Interativo/Simec a ferramenta "Doação" para que escolas e secretarias de educação demandem livros do PNLD 2018, destinados ao ensino médio, e do PNLD EJA 2014. Todos os livros disponíveis para doação são novos, ainda que de ciclos anteriores.

As demandas de doação serão analisadas e validadas pelas secretarias de educação. Terão acesso ao sistema para demandar livros em doação diretores de escolas e, no caso das secretarias de educação, os representantes que tenham perfil no PDDE Interativo/Simec de dirigente municipal/estadual e de membros do comitê gestor.

Clique aqui e acesse o Informe 12/2022

Fonte: Undime com informações do FNDE


Parceria institucional