Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Escolas participantes do Saeb 2019 podem se cadastrar para consultar resultados preliminares da avaliação

Todas as notícias Categorias

12/05/2020Undime

Escolas participantes do Saeb 2019 podem se cadastrar para consultar resultados preliminares da avaliação

Os representantes legais das mais de 73 mil escolas que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 podem se cadastrar para a consulta aos resultados preliminares por unidade educacional. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da avaliação, disponibilizou o acesso ao cadastro no sistema eletrônico do Saeb. As secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal indicaram interlocutores para reforçar os contatos com os diretores das redes de ensino. A parceria irá fortalecer a disseminação das informações necessárias para consultar os dados.

As escolas poderão conferir os resultados preliminares no final de maio, e terão 15 dias após a publicação para interpor recursos, caso considerem necessário. O processo também é realizado pelo sistema on-line e o Inep irá analisar as justificativas que fundamentem a solicitação. As informações relativas ao Saeb são publicadas periodicamente na página de notícias e nas redes sociais do Inep.

Cadastro – O sistema só pode ser acessado pelo representante legal de cada unidade escolar ou por seu substituto. Para realizar o cadastro, ele deve fornecer dados pessoais como CPF e data de nascimento. Também é necessário fornecer os dados do estabelecimento de ensino, entre eles o código da escola. Ao concluir o cadastro, uma senha temporária será enviada para o e-mail cadastrado. Quem não receber a mensagem deve verificar a caixa de spam. As instruções para cadastrar a senha definitiva estarão descritas no e-mail.

O Saeb é a maior avaliação da educação brasileira, que, em sua edição mais recente, contou com a participação de 7,6 milhões de estudantes matriculados em 291 mil turmas em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do país. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, aferidos no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A divulgação tanto do Ideb quanto do Saeb deve ocorrer no segundo semestre.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica permite a avaliação da qualidade da educação ofertada no país, bem como fornece insumos para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais. Seu principal objetivo é realizar um diagnóstico da educação básica brasileira a partir da aplicação de testes cognitivos nas áreas de língua portuguesa e matemática, que possibilitam aferir a proficiência nessas áreas. Além disso, são aplicados questionários para estudantes, professores, diretores e escolas.

Confira o guia de acesso ao Sistema Saeb

Acesse a Portaria n.º 328, de 5 de maio de 2020

Acesse o cadastro no Saeb e tire dúvidas

Fonte: Inep

http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6873584 


Parceria institucional