Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime e Sebrae firmam parceria de apoio à inclusão de práticas de educação empreendedora nas políticas públicas de educação municipal

Todas as notícias Categorias

12/05/2022Undime

Undime e Sebrae firmam parceria de apoio à inclusão de práticas de educação empreendedora nas políticas públicas de educação municipal

Convênio foi assinado em reunião do Colegiado Ampliado na Bett Brasil 2022

A Undime e o Sebrae formalizaram, nesta quinta-feira, 12 de maio, durante a Bett Brasil, a parceria no Projeto - Mobilização pela Educação Empreendedora na Rede Pública Municipal de Ensino. A iniciativa busca apoiar a incorporação das práticas de educação empreendedora nas políticas públicas de educação dos municípios por meio de sensibilização e capacitação em educação empreendedora na educação básica da rede pública de ensino.

A formalização e assinatura do Convênio de Cooperação foi feita pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP; junto a Jânio Macedo, gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae nacional; e Paulo Doeirado, diretor superintendente do Sebrae Sergipe.

Macedo frisou a importância da parceria entre as instituições em prol da educação. "Temos a Undime como uma importante parceira para trabalhar pela educação e o Sebrae é um parceiro preocupado com essa nobre missão de melhorar a educação brasileira", afirmou.

Paulo Doeirado, reforçou que a educação empreendedora vai muito além de economia e que é fundamental para ajudar a construir futuros. "A gente quer discutir projeto de educação onde essa educação empreendedora vai muito além da atividade comercial, da atividade econômica em si, mas sim da construção dos projetos de vida e a educação empreendedora dá as ferramentas para que esse aluno caminhe na construção dos seus projetos. Se o estudante quer ser médico, ele vai ter que empreender uma caminhada para conseguir os pontos necessários no Enem e entrar em uma boa universidade [...], se ele quer ser um vereador, ele vai ter que empreender uma caminhada para convencer o eleitor a votar nele. O empreendedorismo é muito mais comportamental, de buscar soluções, e ser protagonista do próprio destino".

Dentre as ações propostas na parceria estão a sensibilização de Dirigentes Municipais de Educação para o tema da educação empreendedora e a oferta de cursos em formato EAD para professores, equipes técnicas das secretarias e estudantes. "Aproveitando a capilaridade do Sebrae e Undime pretendemos levar a todos os municípios a cultura da educação empreendedora, que irá contribuir no fortalecimento dos projetos de vida, na autonomia de professores e alunos, bem como para o fortalecimento da educação como um todo. E essa parceria com o Sebrae vai ajudar muito os municípios a tornarem tudo isso realidade", destacou o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia.

Fonte/Foto: Undime


Parceria institucional