Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Semana Mundial do Brincar 2021 tem como tema “Casinhas das Infâncias”

Todas as notícias Categorias

13/05/2021Undime

Semana Mundial do Brincar 2021 tem como tema “Casinhas das Infâncias”

A ação que acontece anualmente na semana em que se comemora o Dia Mundial do Brincar, busca mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância 

 

Com o tema “Casinhas das Infâncias”, de 22 a 30 de maio acontece a 12ª edição da Semana Mundial do Brincar. Nesta edição, a proposta da SMB 2021 é valorizar o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração.

Realizada pela Aliança pela Infância, a SMB, “é uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade de o direito da criança ao brincar ser respeitado mesmo em tempos de pandemia”, afirma Letícia Zero, coordenadora da secretaria executiva da organização.

A programação será construída coletivamente. Todos podem participar, criando e executando ações, sem obrigatoriedade de cadastro. Basta fazer, registrar a atividade e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, com as hashtags #smb2021 e #semanamundialdobrincar.

Quem quiser, pode encaminhar as informações da sua atividade para inclusão na programação do evento na página da Aliança pela Infância, através deste formulário (https://bit.ly/inscricao-smb-2021)

 

Semana Mundial do Brincar 2021 – Casinhas das Infâncias

A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância e acontece anualmente na semana em que se comemora o Dia Mundial do Brincar (28 de maio). Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna.

Nas palavras de Letícia Zero, “o brincar é essencial para a criança, é a sua linguagem, sua maneira de se relacionar com o mundo ao seu redor, de vivenciar suas potências e seus desafios, de se descobrir como quem é. É papel de todos nós garantir espaços seguros para a espontaneidade lúdica das infâncias”.

Nesta edição da SMB, a Aliança pela Infância quer despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional. Trazer à tona manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões e transmitidas de geração em geração, como as brincadeiras passadas de pais para filhos.

Neste momento de pandemia, é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das Casinhas das Infâncias.

 

Importância do brincar

O brincar é uma ação fundamental para o desenvolvimento humano. É natural das infâncias imaginar novos mundos e criar beleza com o brincar, arrumar, enfeitar, colorir. Castelos de areia, esconde-esconde, cabana de lençol, casa na árvore - tudo pode acontecer nos diversos espaços em que as crianças se sentem livres para brincar. Atualmente, o brincar tem acontecido prioritariamente em casa, mas possui tantas configurações quanto existem realidades e infâncias diversas no Brasil.

 Ao brincar de casinha, a criança...

- ... representa papéis sociais (quando brinca, a criança representa situações que testemunha nos espaços que frequenta);

- ... ressignifica espaços (através do lúdico as crianças criam maneiras diferentes de se relacionar com os espaços e objetos da casa);

- ... resgata tradições (saberes lúdicos - cantigas, histórias, cirandas, brinquedos - passados de geração em geração, um reflexo das memórias);

- ... envolve jogos simbólicos (um exercício de representação de situações da vida com que a criança, por meio do faz de conta, experimenta papéis e externaliza suas vivências);

- ... encontra o belo (quando brincam de casinha, as crianças organizam, enfeitam e embelezam suas criações, descobrindo a sua maneira de se relacionar com o seu entorno e desenvolver suas referências de criar e estar no mundo de maneira propositiva).

 

Aliança pela Infância

Movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, a Aliança pela Infância atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada.

A Aliança pela Infância tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável e acredita que o humano precisa se embeber de infância para se humanizar.

O movimento surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997 e chegou ao Brasil em 2001, pelas mãos da educadora Ute Craemer. Formada por instituições e pessoas envolvidas com os direitos mais essenciais da infância, participam da Aliança grupos em 11 estados do Brasil.

Desde 2010, a Aliança pela Infância realiza a Semana Mundial do Brincar no Brasil. A SMB 2021 tem o apoio da terre des hommes - Alemanha (tdh-A).

Serviço
Semana Mundial do Brincar 2021 – Casinhas das Infâncias
De: 22 a 30 de Maio - Gratuito
Link para incluir sua atividade na programação: https://bit.ly/inscricao-smb-2021
Hashtags: #smb2021 e #semanamundialdobrincar.

 

Fonte: Aliança pela Infância


Parceria institucional