Você está aqui: Página Inicial > Notícia > MEC lança 1º ciclo de Avaliações Diagnósticas e Formativas para 2022

Todas as notícias Categorias

16/03/2022Undime

MEC lança 1º ciclo de Avaliações Diagnósticas e Formativas para 2022

Plataforma poderá ser utilizada por todas as redes de ensino do país

 (Imagem: reprodução site)

Com o objetivo de induzir e fomentar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade e na idade adequada, o Ministério da Educação (MEC) lança o 1º ciclo de Avaliações Diagnósticas e Formativas para 2022 para a Educação Básica.

A Plataforma está disponível para ser utilizada por todas as redes e escolas, inclusive por escolas particulares, sendo disponibilizadas Avaliações Diagnósticas e Formativas de Língua Portuguesa e Matemática para toda a etapa do ensino fundamental (1º ao 9º) e ensino médio (1º ao 3º ano); Avaliações de Fluência do 2º ao 9º ano do ensino fundamental; Avaliações de Ciências para toda a etapa do ensino fundamental e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) para o ensino médio; além de Língua Inglesa para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio (1º ao 3º ano).

As Avaliações Diagnósticas e Formativas possibilitarão a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagens de estudantes que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano).

Em 2022, serão disponibilizados 4 ciclos de Avaliações Diagnósticas e Formativas, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente.

"As avaliações diagnósticas permitirão aos gestores e equipes pedagógicas tomarem decisões baseadas em evidências. O MEC, de forma inédita, disponibiliza a todas as escolas públicas e privadas, as avaliações para todos os anos do ensino fundamental e ensino médio contemplando um leque amplo de componentes curriculares. As escolas poderão se apoiar nos resultados para subsidiar seu planejamento pedagógico na recuperação das aprendizagens”, explicou o Secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo.

A proposta prevê, ainda, suporte técnico para utilização da plataforma, sendo o provimento das Avaliações Diagnósticas e Formativas, uma ação de assistência técnica por parte da União voltada ao Distrito Federal, estados e municípios, possibilitando intervenções para melhor desenvolvimento dos estudantes, em especial quanto ao combate das desigualdades de aprendizagem.

Por meio do lançamento dos resultados da aplicação das avaliações na plataforma, é possível interpretar os resultados e realizar intervenções focalizadas nas necessidades de aprendizagens dos estudantes.

O MEC parabeniza as escolas brasileiras e todos os seus profissionais, que se responsabilizam e fazem valer o espaço educativo, como meio de integração e desenvolvimento humano, destacando sua importância na formação de cada brasileiro.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-1o-ciclo-de-avaliacoes-diagnosticas-e-formativas-para-2022 


Parceria institucional