Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Educação empreendedora é pauta na reunião do Colegiado Ampliado da Undime

Todas as notícias Categorias

18/11/2022Undime

Educação empreendedora é pauta na reunião do Colegiado Ampliado da Undime

Encontro acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná

 

O Colegiado Ampliado da Undime, grupo composto por dirigentes da diretoria executiva nacional e presidências estaduais, está em Foz do Iguaçu, no Paraná, essa semana. Após participarem da abertura oficial do Fórum Estadual Extraordinário da Undime Paraná, no dia 17 de novembro, e acompanharem a palestra intitulada "As Secretarias de Educação e a organização e gestão de escolas: questões institucionais e pedagógicas" com o professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e escritor, José Carlos Libâneo, os dirigentes participaram, no período da tarde, de reunião interna do Colegiado Ampliado. A pauta foi a educação empreendedora com o Sebrae.

Consultores do Sebrae Nacional estiveram com o dirigentes para falar sobre educação empreendedora, a importância de se trabalhar o tema numa perspectiva ampla de maneira a gerar impacto positivo na vida de professores e alunos.

As competências empreendedoras compreendem a percepção de oportunidades, colaboração, criatividade, autoconsciência e autoeficácia, inovação e predisposição para agir. Partindo dessas competências, os dirigentes foram convidados a participar de uma dinâmica de grupo onde foram colocadas situações-problemas para que eles pudessem discutir e propor soluções. A partir desse trabalho, os dirigentes além de trocar experiências para chegar a um ponto comum, identificaram pontos que podem e devem ser trabalhados como o ações coletivas e que envolvam a união entre escola, professor, aluno e família; colaboração, gestão democrática e escuta ativa para fins de realizar busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da escola; e a compreensão de que a educação empreendedora parte de um conceito amplo.

Além disso, o Sebrae aproveitou a oportunidade para conversar com os presidentes das seccionais da Undime para alinhar pontos e potencializar ações locais específicas com o objetivo de estreitar os laços com as equipes do Sebrae em cada estado e implementar ações de educação empreendedora.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, agradeceu o Sebrae pelas atividades desenvolvidas e a confiança de todas as seccionais pelo trabalho que foi desenvolvido até agora.

 

Fonte e fotos: Undime


Parceria institucional