Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > MEC institui grupo de trabalho para discutir a atualização do Enem e Encceja

Todas as notícias Categorias

21/06/2021Undime

MEC institui grupo de trabalho para discutir a atualização do Enem e Encceja

Undime é uma das entidades representantes

Com o objetivo de debater ações para atualização de avaliações como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria Nº 411, de 17 de junho de 2021, que institui Grupo de Trabalho temporário e com prazo máximo para conclusão de suas atividades, em até 180 (cento e oitenta) dias, a partir da publicação da Portaria.

A Undime tem assento do referido Grupo de Trabalho (GT) o qual será composto por representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – (Inep); do Conselho Nacional de Educação (CNE); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além das seguintes secretarias do MEC: da Secretaria-Executiva (SE); Secretaria de Educação Superior (Sesu); Secretaria de Educação Básica (SEB); Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp); Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – (Setec).

De acordo com o texto da Portaria, a coordenação do GT será da Secretaria de Educação Básica, na pessoa de seu titular ou substituto legal. A previsão é que o grupo se reúna ordinariamente uma vez por mês, ou extraordinariamente, quando deliberado em sessão ou convocado pelo seu Coordenador.

Para o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, a participação no GT é importante para que as realidades da educação municipal sejam levadas em consideração ao se pensar e atualizar as avaliações educacionais.

“Estamos sempre à disposição para debater e elaborar propostas que visam a melhoria da educação pública nacional, sobretudo quando as decisões são tomadas em comum acordo, ouvindo os entes e os atores envolvidos”, afirma.

Fonte: Undime
Foto: Freepik


Parceria institucional