Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Unicef e Undime lançam campanha de Busca Ativa Escolar para municípios e estados

Todas as notícias Categorias

28/09/2020Undime

Unicef e Undime lançam campanha de Busca Ativa Escolar para municípios e estados

Com jingles, spots, conteúdos de redes sociais e materiais promocionais, a proposta é incentivar os municípios e estados a criar grandes ações de comunicação local, voltadas ao direito de aprender

“Fora da escola não pode, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos”. É esse o mote da campanha de Busca Ativa Escolar, lançada na última quinta-feira (24) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A proposta é convidar cada município e estado a realizar uma grande mobilização local, com o objetivo de identificar quem não está tendo acesso à educação e tomar as medidas necessárias para garantir o direito de aprender.

"A pandemia do novo coronavírus ampliou desigualdades e aumentou o risco de exclusão escolar no Brasil. Muitas meninas e muitos meninos que já estavam em situação de vulnerabilidade não estão conseguindo ter acesso à aprendizagem em casa, correndo o risco de não regressar às escolas na medida em que estão reabrindo. E quem já estava fora da escola antes da pandemia precisa ser identificado e levado de volta", explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef no Brasil. "Neste momento, é fundamental engajar cada município e estado para realizar a busca ativa escolar, indo atrás de quem está excluído da aprendizagem e tomando medidas para garantir o direito de aprender, bem como assegurar outros direitos. É esse nosso objetivo com a campanha".

"A campanha da Busca Ativa Escolar é lançada num momento em que precisamos, mais do que nunca, voltar os nossos olhares para as crianças e os adolescentes e garantir-lhes o direito de continuar aprendendo mesmo na situação de excepcionalidade que ora vivenciamos. É notório que as redes municipais têm feito um grande esforço no sentido de criar estratégias para garantir o aprendizado dos alunos, bem como fortalecer e manter o vínculo destes com a escola, entretanto, sabemos que nem todos os estudantes estão sendo alcançados. Por isso, precisamos engajar toda a comunidade em campanhas como esta, que agora lançamos, para garantir que todas as crianças estejam aprendendo, mesmo que a escola esteja funcionando em outro formato que não o presencial”, afirma o professor Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime.

A campanha reúne, no site da Busca Ativa Escolar (buscaativaescolar.org.br/campanha), um cardápio de peças que podem ser utilizadas gratuitamente e adaptadas por qualquer município e estado. Há, também, uma seção com orientações e dicas para que os municípios e estados possam criar suas campanhas, considerando quatro públicos principais: famílias, escolas, gestão pública e mídia local.

Já estão disponíveis no site para utilização gratuita:

- Layouts para materiais promocionais (cartaz, faixa, banneroutdoorflyer, folder, boné, broche/pin, sacola e camiseta)
- Conteúdos para redes sociais (cardsposts e stories
- Spots de áudio, com informações
- Jingles em três versões: samba, forró e tecnobrega

Novos conteúdos serão disponibilizados nas próximas semanas, todos voltados a engajar cada município e estado em um esforço conjunto pelo direito de aprender. Fora da escola, não pode! Mesmo que escola esteja funcionando em outros formatos.

Sobre a Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que colabora com municípios e estados para enfrentar a exclusão escolar, desenvolvida pelo Unicef e pela Undime, com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Fonte/ Foto: Unicef Brasil

https://uni.cf/3mRYmQD 


Parceria institucional