Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > Undime e Consed se reúnem para debater demandas da Agenda da Aprendizagem

Todas as notícias Categorias

26/04/2019Undime

Undime e Consed se reúnem para debater demandas da Agenda da Aprendizagem

 (Foto: Claudionor JR, Governo do Estado da Bahia)

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) estão reunidos nesta quinta (25) e sexta-feira (26), em Salvador (BA), para debater e destrinchar os pontos elencados na Agenda da Aprendizagem. O encontro conta com a participação de um representante por estado da Undime e do Consed, além de representantes do Ministério da Educação (MEC).

Na abertura do evento, realizado na manhã desta quinta (25), estavam o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima; a presidente do Consed e Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta; e o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Pelo MEC estavam o Secretário de Educação Básica, Janio Carlos Endo Macedo, e o Secretário de Alfabetização, Carlos Francisco de Paula Nadalim. A cerimônia contou com a participação especial dos estudantes do Colégio Estadual Bertholo Cirilo dos Reis, que fizeram uma apresentação artística.

A Agenda da Aprendizagem, pauta central do encontro, é um documento construído em regime de colaboração pelo Consed e Undime que apresenta as demandas consideradas urgentes para estados e municípios no que se refere à Educação. Dividida em seis pontos estratégicos, a Agenda aponta como prioridade pautar discussões sobre o Sistema Nacional de Educação, Financiamento da Educação, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e o Sistema de Avaliações Externas.

Além disso, o documento apresenta o planejamento estratégico para as frentes de trabalho do Consed, em regime de colaboração com a Undime. Nessa parte, são sete temas: financiamento, Base Nacional Comum Curricular, Ensino Médio, Gestão Escolar, Avaliação, Formação de professores, e Inovação e tecnologia.

Na oportunidade, o presidente da Undime falou sobre a agenda comum defendia pelos estados e municípios. “Este encontro representa a materialidade de um grande esforço da Undime, juntamente ao Consed, no sentido de trabalhar de forma colaborativa. Já temos algumas ações desenvolvidas em colaboração com o Consed, sobretudo na elaboração da Base Nacional Comum Curricular, uma experiência muito forte que nos mostrou que, quando estamos juntos, os resultados são melhores. O fruto desta discussão sairá com a validação de quem está na ponta fazendo a Educação neste país”, enfatizou Alessio.

“Esta é a primeira vez que Consed e a Undime estão juntos para debater uma agenda. Estamos muitos felizes porque a escola pública brasileira está aqui hoje, para que a gente possa dar o caminho para o Ministério da Educação do que a gente acredita, do que achamos importante, do que a gente pensa e sente que o MEC possa dar de aporte, tanto técnico como financeiro”, disse a presidente do Consed.

Na ocasião, o secretário da Educação Básica do MEC, Janio Macedo, garantiu que a pasta, já na próxima semana, colocará a Agenda de Aprendizagem na pauta dos trabalhos. “São os secretários municipais e estaduais que conhecem a real situação da educação brasileira e poderão definir estratégias para melhorar a condição do estudante brasileiro. Só com esta união vamos conseguir que a educação brasileira melhore a médio e longo prazos”, disse.

O encontro é realizado por meio de palestras e oficinas. Na manhã e tarde desta quinta-feira (25) foram realizadas oficinas sobre Financiamento, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ensino Médio, Gestão Escolar, Avaliação, Formação de Professores e Inovação e Tecnologia. A proposta é levantar os pontos mais sensíveis e as principais demandas em relação a cada tema. No período da tarde os participantes tiveram um momento com a TV Escola.

Para sexta-feira (26), pela manhã, a programação contemplou um debate sobre o Financiamento da Educação e o novo Fundeb com a participação dos consultores legislativos Cláudio Riyudi Tanno e Paulo Sena. À tarde acontece um seminário sobre a BNCC, em parceria com Movimento pela Base.

VII Reunião Ampliada

Na manhã da sexta-feira (26), a Undime aproveitou o encontro para realizar a VII Reunião do Colegiado Ampliado. Foram pautados assuntos internos da instituição, além da realização do 17º Fórum Nacional Ordinário, previsto para agosto deste ano.

(Foto: Magno Bastos, Undime Bahia)

Fonte: Undime com informações do Governo do Estado da Bahia


Parceria institucional