Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Inscrições até 7 de fevereiro para selecionar colaboradores do Banco Nacional de Itens do Saeb

Todas as notícias Categorias

27/01/2020Undime

Inscrições até 7 de fevereiro para selecionar colaboradores do Banco Nacional de Itens do Saeb

Os professores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) já podem se inscrever para elaboração e revisão de itens dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pelo Sistema BNI, até as 12h do dia 7 de fevereiro.

O BNI visa armazenar itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), incluindo o Saeb. Para o desenvolvimento das avaliações, são necessários itens que irão compor os instrumentos avaliativos. Portanto, a atualização do corpo de elaboradores e revisores que compõe o BNI é fundamental para produção de itens e manutenção da qualidade dos instrumentos.

Os editais publicados no Diário Oficial da União, de 6 de janeiro de 2020, trazem os perfis dos profissionais que podem efetuar a inscrição.

Confira o cronograma:

ATIVIDADESPERÍODO
Cadastramento dos colaboradoresAté 7 de fevereiro
Análise dos documentos45 dias após fechamento do cadastramento
Divulgação preliminar dos resultadosApós análise dos documentos
Período de interposição de recursosAté 5 dias após divulgação preliminar dos resultados
Análise dos documentosAté 7 dias após o fim do período de interposição
Divulgação final dos classificadosApós análise dos documentos dos recursos

 

Para se inscrever, o docente precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • possuir os requisitos mínimos descritos nos Anexos I e II do edital;
  • possuir a formação de acordo com o perfil de interesse;
  • disponibilidade e aptidão para revisão técnico-pedagógica e elaboração de itens;
  • conhecimentos de informática suficientes para acessar, editar e realizar serviços em plataformas na internet;
  • não ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, da Capes, do Inep, do FNDE, do CNPq e da Finep, ou neles em exercício;
  • não ter sido afastado do quadro de colaboradores do BNI por qualquer razão prevista em editais anteriores ou por razões de desempenho ou por atitudes julgadas inadequadas.

BNI – O Banco Nacional de Itens foi criado pelo Inep para fornecer insumos para as diversas avaliações que desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova ou questionário. O Inep realiza chamadas públicas para a construção de uma rede de colaboradores interessados em elaborar e revisar itens, constituindo o Banco de Colaboradores do BNI para cada avaliação ou exame em desenvolvimento.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Confira os editais

Acesse o Sistema BNI

Fonte: Inep/ Foto: Saeb 

https://bit.ly/3aJakWF 


Parceria institucional