Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Formadores da Undime constroem estratégias de acolhimento para um retorno seguro às escolas em nova fase do Volta ao Novo

Todas as notícias Categorias

27/08/2021Undime

Formadores da Undime constroem estratégias de acolhimento para um retorno seguro às escolas em nova fase do Volta ao Novo

Grupo participou de encontros online com técnicos do Instituto Ayrton Senna e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

O mês de agosto marcou uma nova fase de encontros do Volta ao Novo na parceria entre Instituto Ayrton Senna e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Em vista do movimento realizado por muitas redes para retornar, ao menos parcialmente, às aulas presenciais, o tema desse novo módulo buscou fomentar estratégias de acolhimento para uma volta segura, sob o olhar das competências socioemocionais.

Durante o primeiro encontro, Edna Borges, formadora do Instituto Ayrton Senna, promoveu uma reflexão sobre o contexto de retomada das aulas presenciais e sobre a importância da mobilização das competências socioemocionais para o acolhimento e um retorno seguro. Na semana seguinte, Patrícia Tinoco, consultora do Instituto, realizou rodas de conversa online com diferentes grupos de multiplicadores da Undime para fomentar a troca de experiências sobre as atividades que poderão ser realizadas com a comunidade escolar no momento de retomada das aulas.

Pelos próximos dois meses, os formadores da Undime que participaram dessa etapa levarão o conteúdo formativo para educadores de todo o país por meio de encontros organizados pelas seccionais da instituição em todos os estados.

“Estudantes e educadores retornarão à escola após um período de grande instabilidade, que pode ter provocado impactos na saúde mental e na capacidade de socialização. Por isso é fundamental planejar um acolhimento que leve em conta a integralidade dos indivíduos, para garantir não só uma readaptação acolhedora, mas um clima escolar propício para a aprendizagem, que respeite o tempo de recuperação e a saúde de todos”, disse o Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime, na abertura do evento.

Carlos Mandel, coordenador de Disseminação de Conhecimento do Instituto, ressaltou a importância de incorporar as competências socioemocionais, de forma explícita e intencional, para superar os desafios do retorno.

“O Instituto Ayrton Senna criou uma proposta de plano de ação, que pode ser adaptado de acordo com as necessidades e realidades de cada escola, como sua estratégia de retomada, carga horária de atividades e currículo. Tudo para acolher a todos e retomar o ritmo das atividades com segurança e equilíbrio emocional”, enfatiza.

Todos os materiais usados durante o Volta ao Novo estão disponíveis para download no site do Instituto Ayrton Senna. Se você é gestor, clique aqui e se aprofunde nas temáticas. Se você é educador, clique aqui para acessar o conteúdo.

Quer saber mais sobre o Volta ao Novo, acesse aqui a página especial sobre a iniciativa.

 

Fonte: Instituto Ayrton Senna


Parceria institucional