Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa do IV Encontro Regional de Coordenação das Ações de educação básica

Todas as notícias Categorias

29/04/2022Undime

Undime participa do IV Encontro Regional de Coordenação das Ações de educação básica

Evento contempla a Região Centro-Oeste e acontece nos dias 28 e 29 de abril

A Undime participa do IV Encontro Regional de Coordenação das Ações da educação básica, que contempla a Região Centro-Oeste, e é promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação. O evento acontece nesta quinta (28) e sexta-feira (29), em Campo Grande/MS, e reúne representantes da Undime e do Consed.

A Undime está representada pelo presidente, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; pelo vice-presidente, Marcelo Ferreira da Costa; pelo presidente da Undime na Região Centro-Oeste, Eduardo Ferreira da Silva, que também é presidente da Seccional Mato Grosso e Dirigente Municipal de Educação de Canarana/ MT; e pelo presidente da Seccional Mato Grosso do Sul, Guerino Perius, Dirigente Municipal de Educação de Chapadão do Sul/ MS. Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca, que é presidente da Undime na Região Norte, da Seccional Tocantins e também Dirigente Municipal de Educação de Piraquê/ TO participa do evento junto à assessora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Bastita.

O Ministério da Educação está representado pelo ministro Victor Godoy Veiga, o secretário executivo do MEC, José de Castro Barreto Júnior e o secretário de Educação Básica, Mauro Luiz Rabelo. A secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, representou o Consed na abertura.

O encontro tem por objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, a partir do estabelecimento de objetivos, metas e indicadores que visem à efetividade das políticas de educação. Além disso, pretende construir colaborativamente elementos de uma agenda regional de ações para o fortalecimento da educação básica e promover a troca de experiências de sucesso entre os participantes por meio de oficinas.

Na abertura, o presidente da Undime ressaltou que esse evento é um exemplo da prática do regime de colaboração uma vez que reúne representantes das três esferas - União, Estados e Municípios. "Trabalhar em regime de colaboração significa fazer juntos", declarou Garcia que aproveitou a oportunidade e a presença do ministro da Educação para solicitar apoio da pasta à emenda proposta pela Undime ao projeto que estabelece a criação do Sistema Nacional de Educação no sentido de incluir a Undime e o Consed no desenho do Conselho Nacional de Educação. "Não se trata da Undime e do Consed, se trata da educação pública plena sendo representada e legitimada". O projeto tramita na Câmara dos Deputados (PLP 235/2019) e foi apensado ao PL 25/2019.

O Ministro da Educação Victor Godoy reforçou a importância do regime de colaboração. "O MEC sozinho não faz nada! Nós fazemos a educação chegar na ponta junto com vocês, secretários de educação estaduais e municipais. Pensar a educação é fortalecer e construir, juntos, as políticas locais por meio do regime de colaboração para mudar a realidade da educação brasileira”.

Dentro das ações desenvolvidas durante o encontro, foi realizada uma visita institucional ao Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), de Campo Grande, no Centro de Formação Mariluce Bittar.

Em 2021, a SEB realizou duas edições dos encontros regionais de coordenação de ações da educação básica, reunindo gestores e técnicos do Governo Federal, Estadual e Municipal das regiões Norte e Nordeste. Este ano, em março, a pasta promoveu um encontro com as Regiões Sul e Sudeste. A iniciativa, segundo o MEC, busca fortalecer o regime de colaboração que vem sendo realizado em parceria com o Consed e a Undime.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional