Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Destaque > Undime destaca melhorias do Saeb durante coletiva de imprensa

Todas as notícias Categorias

29/06/2018Undime

Undime destaca melhorias do Saeb durante coletiva de imprensa

O Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE e Presidente da Undime, Alessio Costa Lima, ressaltou a importância e a pertinência dos ajustes para a integração das avaliações educacionais do país em um sistema único, a partir da reestruturação e fortalecimento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Divulgado na quinta-feira (28), em Brasília (DF), durante a coletiva de imprensa promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o novo desenho do Saeb deve atender a demandas históricas no campo da avaliação já em 2019.

Além da integração dos processos, questionários e testes em um único sistema, as alterações anunciadas na manhã de ontem incluíram a inserção do processo de avaliação da educação infantil (creche e pré-escola) como uma das etapas a serem monitoradas pelo MEC e a determinação para aplicação da avaliação da alfabetização no segundo ano do ensino fundamental. A mudança vem de encontro ao texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que antecipou a conclusão do processo de alfabetização do 3º ano para o 2º ano do Ensino Fundamental.

Além disso, a partir de 2019, alunos do 9º ano do ensino fundamental também passarão a responder testes de ciências humanas e da natureza no rol das avaliações realizadas. Até então, as provas incluíam apenas matemática e língua portuguesa entre as disciplinas avaliadas.

Integrando a comitiva da coletiva de imprensa, o professor Alessio registrou o caráter positivo das mudanças. “Ter o Saeb como sistema único significa recuperar a sua dimensão histórica e a evolução dos mecanismos de avaliação da qualidade desenvolvidas no país. O sistema de avaliação permitirá, ainda, que gestores municipais tenham acesso a mais informações e resultados, fatores fundamentais para o planejamento, monitoramento e acompanhamento das políticas educacionais do país”, explicou o professor durante a apresentação.

Educação infantil

Ao lado do Ministro da Educação, Rossieli Soares, e de representantes do Inep, o Presidente da Undime também destacou o marco da inclusão da educação infantil no sistema nacional de avaliação.

“A educação infantil é uma das etapas do Ensino Fundamental que mais cresce em termos de matrícula, o que torna cada vez mais necessário um novo tipo de olhar para esse segmento. Não defendemos a aplicação de testes e provas para crianças neste ciclo, mas a avaliação das condições de oferta da educação infantil no país, analisando dimensões que vão desde o acesso, funcionamento e infraestrutura até a formação de professores e suas condições de trabalho, vertentes que precisam ser acompanhadas, monitoradas e conhecidas por toda a sociedade brasileira”, declarou.

Ensino Fundamental

Sobre a aplicação da avaliação da alfabetização no segundo ano do ensino fundamental, o dirigente da Undime destacou que a definição entra em sintonia com o texto recentemente aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC, que sinaliza que o processo de alfabetização de crianças deve acontecer entre o 1º e o 2º ano do ensino fundamental.

“Embora a periodicidade ainda não seja anual, o recorte deste ciclo nos permitirá saber como estes alunos se comportam e assimilam ao fim de cada período, experiência na qual o ceará foi pioneiro”, pontuou.

Também compuseram a mesa o Ministro da Educação, Rossieli Soares; a presidente do Inep, Maria Inês Fini; a Diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Luana Bergmann Soares; o Secretário Executivo Adjunto do MEC, Felipe Sartori Sigollo; e o Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio. Os representantes ainda foram os porta-vozes encarregados pela abertura do Seminário Internacional Seminário no âmbito do Projeto Inep 80 anos, que acontece em Brasília (DF) até amanhã, 29 de junho. 

O Seminário segue até esta sexta-feira (29) e pode ser acompanhado ao vivo, pelo endereço http://portal.inep.gov.br/web/guest/sobre-o-inep/inep-80-anos/seminario-internacional-deed-e-daeb

Fonte/ Fotos: Undime


Parceria institucional