14/01/2025Undime
Iniciativa visa promover valorização e qualificação dos docentes em todo o país, com ações integradas que compõem os cinco eixos do programa
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O Governo Federal lançou, nesta terça-feira, 14 de janeiro, o programa Mais Professores para o Brasil. A iniciativa reúne um conjunto de ações integradas para promover a valorização e a qualificação dos professores da educação básica, assim como o incentivo à docência no país.
O evento de lançamento aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, a Undime foi representada pelo presidente nacional, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima. O presidente da Undime Região Centro-Oeste, Leonardo Santa Cecília, e a coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista também acompanharam a cerimônia.
(Foto: Undime)
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. O programa envolve ações em 5 eixos estruturantes:
Seleção para o ingresso na docência: Prova Nacional Docente para subsidiar os estados, o Distrito Federal e os municípios nos processos de seleção e de ingresso no magistério.
Atratividade para as licenciaturas: Bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura.
Alocação de professores: Bolsa Mais Professores para incentivar a atuação em regiões e áreas de conhecimento com carência de docentes.
Formação docente: Portal que visa fortalecer o desenvolvimento profissional de acordo com o perfil e a necessidade do docente.
Valorização dos professores: Ações de reconhecimento da importância social dos docentes, estabelecidas por meio de parcerias com outros ministérios e órgãos públicos.
O programa vai beneficiar 2,3 milhões de professores em todo o país. Os docentes constituem o fator intraescolar que mais impacta a aprendizagem dos estudantes. De acordo com um estudo de 2024 da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o professor é responsável por 65,7% do resultado de aprendizagem no ensino fundamental e por 47% no ensino médio. Dessa forma, com o programa, 47,3 milhões de estudantes serão beneficiados.
(Foto: Undime)
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. Confira o vídeo:
Fonte: Undime com informações do MEC
Iniciativa visa promover valorização e qualificação dos docentes em todo o país, com ações integradas que compõem os cinco eixos do programa (Foto: Ricardo Stuckert/PR) O Governo Federal lançou, nesta terça-feira, 14 de janeiro, o programa Mais Professores para o Brasil. A iniciativa reúne um conjunto de ações integradas para promover a valorização e a qualificação dos professores da educação básica, assim como o incentivo à docência no país. O evento de lançamento aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, a Undime foi representada pelo presidente nacional, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima. O presidente da Undime Região Centro-Oeste, Leonardo Santa Cecília, e a coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista também acompanharam a cerimônia. (Foto: Undime) De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. O programa envolve ações em 5 eixos estruturantes: Seleção para o ingresso na docência: Prova Nacional Docente para subsidiar os estados, o Distrito Federal e os municípios nos processos de seleção e de ingresso no magistério. Atratividade para as licenciaturas: Bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura. Alocação de professores: Bolsa Mais Professores para incentivar a atuação em regiões e áreas de conhecimento com carência de docentes. Formação docente: Portal que visa fortalecer o desenvolvimento profissional de acordo com o perfil e a necessidade do docente. Valorização dos professores: Ações de reconhecimento da importância social dos docentes, estabelecidas por meio de parcerias com outros ministérios e órgãos públicos. Saiba mais aqui. O programa vai beneficiar 2,3 milhões de professores em todo o país. Os docentes constituem o fator intraescolar que mais impacta a aprendizagem dos estudantes. De acordo com um estudo de 2024 da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o professor é responsável por 65,7% do resultado de aprendizagem no ensino fundamental e por 47% no ensino médio. Dessa forma, com o programa, 47,3 milhões de estudantes serão beneficiados. (Foto: Undime) O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. Confira o vídeo: Fonte: Undime com informações do MEC