Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > 18º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > Garantia do direito à educação no Brasil é tema de agenda interna no primeiro dia do 18º Fórum Nacional

Todas as notícias Categorias

15/09/2021Undime

Garantia do direito à educação no Brasil é tema de agenda interna no primeiro dia do 18º Fórum Nacional

Reunião antecedeu abertura oficial do evento e contou com a presença do Conselho Nacional de Representantes e secretarias executivas

O 18º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação teve início nesta quarta-feira, 15 de setembro, com uma agenda interna voltada para os dirigentes que compõem o Conselho Nacional de Representantes, delegados e secretarias executivas.

A Reunião Técnica com o UNICEF teve o objetivo de tratar a respeito de temas relacionados à garantia do direito à educação no Brasil. Participaram da mesa o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Sud Menucci/SP; Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil; Júlia Ribeiro, oficial de Educação do UNICEF no Brasil; Ana Carolina Fonseca, oficial de educação e proteção à criança do UNICEF no Brasil; Carol Velho, Cynthia Ramos, Daniella Rocha e Sandra Tiné, todas consultoras de educação do UNICEF Brasil.

Na abertura da reunião, Florence destacou a necessidade de priorizar o enfrentamento ao abandono e exclusão escolar, principalmente no atual cenário de pandemia.

“Um dos grandes desafios que temos no âmbito da educação é providenciar a abertura segura das escolas. A gente sabe que durante esse período de pandemia no Brasil, a exclusão escolar aumentou e o nosso desafio é ir atrás desses mais de 5 milhões de crianças e adolecentes que não estão na escola”, disse.

Na ocasião, foram apresentadas algumas estratérgias do UNICEF para enfrentar o abandono e a evasão escolares como a Busca Ativa Escolar, o Deixa que eu Conto e o Trajetórias de Sucesso Escolar.

Daniela Rocha, consultora de Educação do UNICEF Brasil apresentou a Busca Ativa Escolar, e destacou o papel das seccionais da Undime na estratégia e a importância do regime de colaboração com os estados.

“A relação entre município e estado é muito importante, porque mesmo o estudante estadual é munícipe, e está acionando um serviço de competência do estado, mas tantos outros serviços, na perspectiva da rede de proteção, são do município. Os estados que assumem de maneira muito forte a busca ativa têm mais chances de terem melhores respostas para garantir os direitos das crianças e adolescentes, e por mais que seja um grande desafio, eles são fundamentais para qualificar as ações da Busca Ativa Escolar”, explicou.

Às 18h (horário de Brasília) aconteceu o início oficial do evento com a solenidade de abertura, trazendo o tema: 35 anos da Undime como protagonista na construção de políticas públicas educacionais. Confira a programação completa do evento.

O evento está sendo realizado de maneira híbrida, isto é, presencial e virtual. No formato presencial, estão sendo respeitados todos os protocolos de saúde e segurança em virtude da pandemia. Participam Dirigentes Municipais de Educação que compõem o colégio eleitoral da instituição: membros titulares (ou no exercício da titularidade) do Conselho Nacional de Representantes (CNR) e delegados titulares (ou no exercício da titularidade).

No formato virtual, puderam se inscrever dirigentes e técnicos de secretarias municipais de educação adimplentes com a Undime, ano de referência 2020 ou 2021.

Fonte: Undime


Parceria institucional