Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Ministro da Educação recebe representantes da diretoria nacional da Undime

Todas as notícias Categorias

20/10/2023Undime

Ministro da Educação recebe representantes da diretoria nacional da Undime

O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (19) na sede do Ministério da Educação

 

A Undime foi recebida pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quinta-feira, 19 de outubro, na sede do Ministério em Brasília. Na oportunidade, a instituição foi representada pelo presidente Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/ CE e pelo o vice-presidente, Silvio Fidelis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/ MT e presidente da Undime/ MT, que estavam acompanhados de um representante por região, entre eles: o presidente da Região Centro-Oeste, Leonardo Santa Cecília, Dirigente Municipal de Educação de Catalão/ GO; a presidente da Região Nordeste, Josevanda Mendonça Franco, Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/ SE e presidente da Undime/ SE; a presidente da Região Norte, Claudia Seabra, Dirigente Municipal de Educação de Castanhal/ PA e presidente da Undime/ PA; o presidente da Região Sudeste, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP e presidente da Undime/ SP; e a presidente da Região Sul, Maristela Guasselli, Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/ RS  e presidente da Undime/ RS. A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, também esteve presente no encontro.

Da equipe do MEC participaram Joilma Favero, Gerente de Projeto da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais e Vinícius Roda, Chefe de gabinete do Ministro da Educação. 

No encontro foram tratados assuntos como a apresentação da diretoria eleita no 19º Fórum Nacional da Undime; entrega da Carta do 19° Fórum, com 19 pontos de atenção para as políticas educacionais; apresentação dos macro desafios para ampliação da  matrícula em Escolas em Tempo Integral; queda das receitas em 2023; dificuldades financeiras para implementação do piso salarial nacional dos profissionais do Magistério e seu mecanismo de atualização; atenção para a alteração no formato de distribuição nos recursos do salário-educação a partir de 2024, entre outros. 

O Ministro da Educação dedicou seu tempo para ouvir as pautas prioritárias e emergenciais da Undime, ressaltando a importância do diálogo entre a União, estados e municípios para o fortalecimento do regime de colaboração.

O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, considerou o encontro profícuo, sobretudo  pela sintonia dos pontos de preocupação da Undime com os do Ministro.

"As demandas apresentadas foram acolhidas e estão em conformidade com o trabalho que o MEC vem desenvolvendo. Notamos uma importante convergência com o pensa o MEC, em termos de políticas públicas e os ideais históricos da Undime, o que é  fundamental para o regime de colaboração. Em todos os pontos apresentados, o Ministro Camilo já tinha um olhar que caminhava na mesma direção", conta.

O Ministro parabenizou a Undime pelo trabalho de articulação desempenhado junto aos municípios brasileiros e reforçou a importância do diálogo propositivo em prol da educação. Camilo enfatizou, ainda, o interesse em se reunir frequentemente com a Undime para a efetivação de um trabalho conjunto.

"Sempre defendo que devemos construir juntos, dialogar. O MEC está de portas abertas e com o discurso de que ninguém faz nada sem a parceria federativa com estados e municípios, que é a base do regime de colaboração de qualquer política. E quem representa os municípios é a Undime e os estados o Consed. Somos nós os verdadeiros representantes da federação", conclui.

 

Fonte e foto: Undime


Parceria institucional