Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Frente Parlamentar Mista da Educação lança campanha de valorização de professores

Todas as notícias Categorias

22/06/2022Undime

Frente Parlamentar Mista da Educação lança campanha de valorização de professores

Evento em Brasília reuniu deputados, membros do conselho consultivo e convidados

 

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, participou, na qualidade de membro do conselho consultivo da Frente Parlamentar Mista da Educação, do lançamento da Campanha de Valorização e Desenvolvimento dos Professores. O evento aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (21).

A Campanha visa estabelecer e ampliar o conhecimento de compromissos pré-estabelecidos, de modo que impactem em políticas públicas para estimular que jovens bem preparados queiram ser professores; e que docentes saiam da universidade capacitados para os desafios da sala de aula; estejam satisfeitos com sua escolha profissional; e se desenvolvam de forma contínua ao longo da carreira.  

Para o presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Professor Israel Batista, é preciso voltar as atenções para as salas de professores. “Para dar um próximo passo que avança do acesso para a qualidade do ensino temos que  melhorar a qualidade do corpo docente. Temos uma desigualdade muito grande na formação dos nossos professores, com profissionais que recebem remunerações aquém do que se considera adequado, com um piso salarial que não torna a carreira atrativa e por isso temos que focar nesse espaço escolar. Não existe transformação na educação que não passe pelos professores, eles são elementos centrais nessa estratégia para elevar o nível de aprendizagem no Brasil”, explica.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, defende que o trabalho de formação inicial e continuada de professores deve estar na pauta das ações da Frente Parlamentar. “A formação inicial é fundamental e não dá mais para continuar sendo como está. É preciso que ela seja integral na sua proposta pedagógica, que seja considerada pelos governos como uma profissão estratégica, pois está muito difícil encontrar profissionais motivados, qualificados e, que de fato, escolheram a carreira”.

Durante o evento, a Frente prestou homenagens a parlamentares que trabalham em defesa e valorização da profissão docente e que se destacam na promoção de Políticas Públicas voltadas aos professores.

Ao receber a homenagem, a deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende, reafirmou o compromisso para que todos os educadores tenham condições de trabalho e que as crianças tenham o direito de aprender garantido. “A qualidade da educação tem o tamanho do respeito que a gente dá ao professor”, completa.

 

 

Fonte: Undime com informações da FPME
Fotos: Undime 


Parceria institucional