23/10/2025Undime
Avaliação ocorre em todo o país até 7 de novembro e envolve estudantes, professores, diretores e secretários municipais de Educação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, no dia 20 de outubro, a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. A avaliação será realizada até o dia 7 de novembro, conforme o cronograma de aplicação que tem previsão para ocorrer, em cada estado, dentro de um período de até duas semanas, seguindo o padrão das edições anteriores.
Em todo o Brasil, professores e equipes escolares estão mobilizados para garantir o bom andamento da avaliação. É o caso da professora Ana Cláudia de Sousa Ferrer, da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Manuel Pontes de Medeiros, em Pacatuba (CE), que participa do Saeb há algumas edições.
Para ela, o envolvimento docente é essencial para que os alunos se sintam preparados e confiantes. “Me sinto uma facilitadora da aprendizagem, criando estratégias para que as competências e habilidades avaliadas sejam consolidadas, além de promover um ambiente de aprendizagem motivador e significativo”, afirma.
Na escola onde atua, o período de aplicação é marcado por uma preparação coletiva. A equipe realiza reuniões com pais e responsáveis e organiza atividades com foco no socioemocional, com o apoio da psicóloga da escola. “Também preparamos o clima escolar para o dia da avaliação e mobilizamos todos os funcionários”, conta a professora.
Durante a aplicação, o trabalho nas escolas envolve diferentes papéis. O professor atua como um elo entre os estudantes e o processo avaliativo, incentivando, orientando e ajudando a criar um ambiente favorável à participação. Já o aplicador, profissional contratado pela instituição responsável pela aplicação, é quem conduz a prova e garante o sigilo e o cumprimento dos procedimentos.
Elisabete Maria da Costa Ricci, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joel Job Fachini, em Araras (SP), participa do Saeb há cinco anos como aplicadora. Desde então, tem atuado em todas as edições do exame às quais é convocada e considera a experiência enriquecedora e desafiadora.
Segundo Elisabete, a rotina de um aplicador segue um cronograma rigoroso. Antes da aplicação, ela participa de treinamentos obrigatórios, confere e organiza os materiais e verifica a documentação da escola e dos alunos.
Durante a aplicação, as provas são conduzidas com atenção constante aos estudantes, registrando qualquer ocorrência. “Manter postura profissional, garantir imparcialidade, controlar o tempo corretamente e estar atento a qualquer situação que possa comprometer a aplicação são passos essenciais”, destaca.
Sobre o Saeb – O Saeb é um dos principais instrumentos de diagnóstico da educação básica brasileira. Desde 1990, o sistema coleta dados sobre o desempenho dos estudantes e o contexto das escolas, por meio de dois tipos de instrumentos: testes cognitivos e questionários.
A professora Ana Cláudia ressalta que o Saeb é uma ferramenta importante para o planejamento pedagógico. “Os resultados são utilizados pela coordenação como uma ferramenta essencial de diagnóstico e planejamento. A partir da análise dos dados, conseguimos compreender o nível de desempenho dos estudantes e identificar fragilidades e potencialidades”, explica.
Os testes cognitivos avaliam o aprendizado dos estudantes do ensino fundamental e médio, enquanto os questionários reúnem informações que ajudam a contextualizar os resultados das provas, considerando aspectos pedagógicos, socioeconômicos e de gestão escolar. Além dos alunos, também participam dessa etapa professores, diretores e secretários municipais de Educação, que respondem a questionários específicos.
Os resultados do Saeb subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e orientam políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino no país.
Fonte: Inep
Avaliação ocorre em todo o país até 7 de novembro e envolve estudantes, professores, diretores e secretários municipais de Educação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, no dia 20 de outubro, a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. A avaliação será realizada até o dia 7 de novembro, conforme o cronograma de aplicação que tem previsão para ocorrer, em cada estado, dentro de um período de até duas semanas, seguindo o padrão das edições anteriores. Em todo o Brasil, professores e equipes escolares estão mobilizados para garantir o bom andamento da avaliação. É o caso da professora Ana Cláudia de Sousa Ferrer, da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Manuel Pontes de Medeiros, em Pacatuba (CE), que participa do Saeb há algumas edições. Para ela, o envolvimento docente é essencial para que os alunos se sintam preparados e confiantes. “Me sinto uma facilitadora da aprendizagem, criando estratégias para que as competências e habilidades avaliadas sejam consolidadas, além de promover um ambiente de aprendizagem motivador e significativo”, afirma. Na escola onde atua, o período de aplicação é marcado por uma preparação coletiva. A equipe realiza reuniões com pais e responsáveis e organiza atividades com foco no socioemocional, com o apoio da psicóloga da escola. “Também preparamos o clima escolar para o dia da avaliação e mobilizamos todos os funcionários”, conta a professora. Durante a aplicação, o trabalho nas escolas envolve diferentes papéis. O professor atua como um elo entre os estudantes e o processo avaliativo, incentivando, orientando e ajudando a criar um ambiente favorável à participação. Já o aplicador, profissional contratado pela instituição responsável pela aplicação, é quem conduz a prova e garante o sigilo e o cumprimento dos procedimentos. Elisabete Maria da Costa Ricci, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joel Job Fachini, em Araras (SP), participa do Saeb há cinco anos como aplicadora. Desde então, tem atuado em todas as edições do exame às quais é convocada e considera a experiência enriquecedora e desafiadora. Segundo Elisabete, a rotina de um aplicador segue um cronograma rigoroso. Antes da aplicação, ela participa de treinamentos obrigatórios, confere e organiza os materiais e verifica a documentação da escola e dos alunos. Durante a aplicação, as provas são conduzidas com atenção constante aos estudantes, registrando qualquer ocorrência. “Manter postura profissional, garantir imparcialidade, controlar o tempo corretamente e estar atento a qualquer situação que possa comprometer a aplicação são passos essenciais”, destaca. Sobre o Saeb – O Saeb é um dos principais instrumentos de diagnóstico da educação básica brasileira. Desde 1990, o sistema coleta dados sobre o desempenho dos estudantes e o contexto das escolas, por meio de dois tipos de instrumentos: testes cognitivos e questionários. A professora Ana Cláudia ressalta que o Saeb é uma ferramenta importante para o planejamento pedagógico. “Os resultados são utilizados pela coordenação como uma ferramenta essencial de diagnóstico e planejamento. A partir da análise dos dados, conseguimos compreender o nível de desempenho dos estudantes e identificar fragilidades e potencialidades”, explica. Os testes cognitivos avaliam o aprendizado dos estudantes do ensino fundamental e médio, enquanto os questionários reúnem informações que ajudam a contextualizar os resultados das provas, considerando aspectos pedagógicos, socioeconômicos e de gestão escolar. Além dos alunos, também participam dessa etapa professores, diretores e secretários municipais de Educação, que respondem a questionários específicos. Os resultados do Saeb subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e orientam políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino no país. Saiba mais sobre o Saeb Fonte: Inep https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/saeb/inep-iniciou-a-aplicacao-do-saeb-2025