Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Seminário Crescendo Juntos: Undime RN promove troca de experiências com educadores de todo país

Todas as notícias Categorias

29/11/2023Undime

Seminário Crescendo Juntos: Undime RN promove troca de experiências com educadores de todo país

Evento foi realizado no dia 28 de novembro, em Natal/ RN, e reuniu cerca de 1500 participantes

 

A Undime Rio Grande do Norte realizou, nesta terça-feira, dia 28 de novembro, o Seminário Crescendo Juntos. O evento realizado na capital potiguar reuniu aproximadamente 1500 pessoas entre gestores educacionais, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área da educação. 

O vice-presidente da Undime Região Nordeste e Dirigente Municipal de Educação de Esperança/PB, Michael Lopes, que também preside a seccional da Paraíba, representou a diretoria nacional da Undime na solenidade institucional, ao lado da presidente da Undime/ PR, Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/ PR e da vice-presidente da Undime Piauí, Erica Melo, Dirigente Municipal de Educação de Domingos Mourão/ PI. A convite da presidente da Undime/ RN, Joária Vieira, Dirigente Municipal de Educação de Rio do Fogo/ RN, também participaram do evento presidentes, vice-presidentes e coordenadores institucionais de diversos estados brasileiros. A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista acompanhou o Seminário.

 

O Seminário Crescendo Juntos teve o intuito de fomentar discussões fundamentais sobre gestão, currículo e inclusão na educação, representando uma oportunidade de conectar-se com especialistas da educação de todo o Brasil e conhecer iniciativas inovadoras sobre temas educacionais diversos.

A programação abrangeu assuntos essenciais como inteligência emocional, avaliação, diversidade e a construção de uma escola inclusiva. As atividades se iniciaram com a palestra “Como construir uma escola para todos?”, ministrada por Lino Macedo, pedagogo, doutor e especialista psicologia do desenvolvimento. Na sequência os participantes puderam acompanhar a fala do doutor em Educação, Cipriano Luckesi que tratou do tema: Avaliação da aprendizagem: uma reflexão sobre a prática.

No período da tarde foram apresentadas as TedEdu “Sapateiro faz sapato. Professor faz gente!”, por Lourdes Atié, socióloga; e “PIA – Primeira Infância Antirracista: Práticas para o desenvolvimento infantil pleno de crianças negras e indígenas”, por Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF Brasil.

A coordenadora geral da Educação Infantil do Ministério da Educação, Rita Coelho, falou sobre os desafios e perspectivas das políticas públicas para Educação Infantil. Ainda entre os palestrantes estavam o consultor organizacional e conferencista internacional Eduardo Shinyashiki, que abordou a discussão sobre "Competência emocional e gestão de pessoas".

O Seminário proporcionou uma oportunidade única para educadores, gestores educacionais e demais interessados na área ampliarem seus conhecimentos, interagirem com profissionais renomados e conhecerem boas práticas educacionais desenvolvidas no Rio Grande do Norte e em outras regiões do país.

De acordo com a professora Joária Vieira, presidente da Undime/RN e Dirigente Municipal de Educação de Rio do Fogo, o Seminário Crescendo Juntos foi pensando para a troca de conhecimentos e experiências. “Conseguimos reunir em um só evento os principais nomes da educação para discutir temas cruciais que impactam diretamente o ambiente escolar. Todo esse sucesso do evento é uma grande contribuição para educação”, garante Joária. 

O evento encerrou com muitas gargalhadas com a apresentação da humorista Selma de Niêta, autora do bordão “Deixe ela”.

 

Fonte: Undime (com informações da seccional do Rio Grande do Norte)

Fotos: Undime / Undime RN


Parceria institucional