Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Destaque > Renato Janine toma posse como ministro da Educação

Todas as notícias Categorias

07/04/2015Undime

Renato Janine toma posse como ministro da Educação


(Foto: Undime)

O professor Renato Janine Ribeiro assumiu o comando do Ministério da Educação, nesta segunda-feira (6/4). A posse realizada no Palácio do Planalto, reuniu ministros de Estado, autoridades e representantes da sociedade civil ligados à educação.

Ao empossar o novo titular da pasta, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância da regulamentação do PNE, implementação do pacto federativo e a construção da Base Nacional Comum. “Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade e terá um grande desafio que é construir o futuro do nosso país na área educacional”.

Além de elencar as conquistas da educação nos últimos anos, como os recursos dos royalties do petróleo e do fundo nacional do pré-sal, como também a democratização do acesso ao ensino e às universidades, a presidenta comparou o novo ministro a nomes como Paulo Freire, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. “Renato é um ministro educador, numa pátria educadora. Ele está à altura desses educadores e sua escolha traduz em simbolismo a minha maior prioridade para esses quatro anos. Tenho certeza que Renato Janine irá criar, transformar, melhorar e fazer avançar a educação no nosso país”, ressalta.

Transmissão de cargo

Após a cerimônia no Palácio, o novo ministro da Educação recebeu o cargo do ministro interino, Luiz Cláudio Costa, que volta a chefiar a secretaria executiva do MEC. Renato Janine citou a importância de formar os cidadãos pela educação e afirmou que a educação básica terá prioridade no Ministério. “Superada a fome, a educação é instrumento decisivo para justiça social. O projeto que representamos é altamente inclusivo. Iremos aprimorar a educação como um todo, mas quero destacar o ensino básico, e acima de tudo, as creches. Temos que pensar nas crianças que daqui a meio século estarão em nosso lugar. Devemos apoiar a criatividade, de modo que elas sejam estimuladas a fazer pleno uso de suas capacidades”. 

A valorização do professor também foi lembrada pelo novo ministro. “Não poderemos promover todas as mudanças sem uma constante valorização do professor em todos os níveis de ensino", afirmou.

PNE

Em relação ao PNE, o ministro destacou a importância de sua implementação. “A educação no Brasil é uma responsabilidade dos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Nós trabalharemos sempre com a maior proximidade dos entes de governo em cumprimento das metas quantitativas e qualitativas estabelecidas no Plano Nacional de Educação que foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado sem vetos pela presidenta Dilma Rousseff”. 

A presidenta da Undime, Cleuza Repulho, participou da cerimônia de posse e reafirmou as expectativas dos dirigentes municipais de educação para os próximos anos. “Desejamos boa sorte ao ministro Renato Janine. Esperamos que a educação tenha a importância e os investimentos necessários para garantir o Plano Nacional de Educação. Precisamos fazer o PNE funcionar”, explica. 

Assista aqui ao vídeo do discurso da presidenta Dilma Rousseff 

Leia aqui a íntegra do discurso do ministro Renato Janine Ribeiro

Assista aqui ao vídeo do discurso do ministro Renato Janine Ribeiro

Autor: Undime


Parceria institucional