Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Undime Amapá convoca Dirigentes Municipais para Fórum Estadual Ordinário

Todas as notícias Categorias

23/03/2023Undime

Undime Amapá convoca Dirigentes Municipais para Fórum Estadual Ordinário

Evento será realizado de 12 a 14 de abril, em Macapá, e é aberto para técnicos das secretarias de educação, prefeitos, acadêmicos e demais profissionais interessados

 

A Undime seccional Amapá vai reunir os Dirigentes Municipais de Educação do estado dias 12, 13 e 14 de abril, em Macapá, no V Fórum Estadual Ordinário. O evento pretende reunir cerca de 400 participantes para debater assuntos relacionados à temática central “Neurociência e Educação: novas metodologias com foco na recomposição da aprendizagem”.

Os objetivos do encontro entre Dirigentes são compreender as profundas mudanças que a neurociência vem provocando na mente humana e sua relação com a educação; entender como as metodologias ativas e tecnológicas favorecem, além do protagonismo do aluno, uma maior interação com o meio educacional provocando mudanças no comportamento do estudante; refletir sobre a necessidade de ações socioeducativas à luz da legislação vigente de inclusão; e construir reflexão conjunta e efetiva visando a implementação de políticas reparadoras da aprendizagem do educando, diante do novo cenário atual.

Entender como o dinheiro do Fundeb pode ser usado, também é uma demanda dos responsáveis pelas secretarias de educação do Amapá, que pretendem saber a respeito do  valor mínimo anual a ser repassado por estudantes e como é definido. Para responder essas e outras questões relacionadas, o vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/ CE, vai ministrar a palestra“O novo mecanismo do Fundeb e as formas de complementação (VAAF, VAAT e VAAR)”, no dia 12 de abril.

A programação conta ainda com mesas de debate sobre Educação Inclusiva e a legislação vigente; Avaliação como Instrumento da Aprendizagem; O uso das Novas Tecnologias na Educação; Educação Empreendedora; e um minicurso sobre Recomposição da aprendizagem, ministrado por Adelar Hengemühle.

O escritor e especialista em Comunicação Verbal e Não Verbal, Eduardo Shinyashiki, vai proferir a última palestra do evento, no dia 14 de abril. Ele que também é neuropsicólogo, vai falar sobre competências socioemocionais.

Na tarde do dia 14, haverá eleição da diretoria executiva da Undime/AP para o biênio 2023/2025 e análise e aprovação do estatuto e regimento da seccional.

Além da participação de Dirigentes Municipais de Educação, o V Fórum Estadual Ordinário da Undime Amapá é aberto para técnicos das secretarias de educação, prefeitos, acadêmicos e demais profissionais interessados.

Inscreva-se clicando no link: http://ferrazweb.erpscam.com.br/inscricao/index/315 

Clique para acessar a programação

 

Fonte: Undime

 


Parceria institucional